Pesquisa de Mercado

Descubra o que as pessoas realmente pensam, sentem e precisam antes de dar o próximo passo

O que é Pesquisa de Mercado?

A pesquisa de mercado funciona como uma investigação: a execução de uma metodologia que inclui a coleta, análise e interpretação de informações para responder a perguntas específicas sobre o mercado, os consumidores, os concorrentes ou qualquer outro stakeholder. Essa ferramenta garante que as suas decisões de negócio sejam baseadas em dados reais, e não em “achismos”, resultando em melhor destinação dos investimentos de negócio.

Quando a Pesquisa de Mercado é recomendada:

Identificação de novas tendências e oportunidades, entendendo se existe demanda para novos produtos e serviços

Para estimar a aceitação do público antes do lançamento, descobrir detalhes sobre a interação com o produto/serviço e até entender quando ele estaria disposto a pagar

Avaliação da satisfação dos clientes com os serviços/produtos já contratados

Mapeamento e análise dos principais concorrentes

Compreensão de um novo mercado geográfico antes da expansão da empresa

Como base para campanhas de marketing, entendendo a melhor forma de alcançar um público específico

Avaliação da percepção geral da marca, detectando problemas com a sua imagem ou posicionamento

Pesquisas em profundidade para entender melhor a jornada do consumidor e identificar lacunas nos serviços

Por que realizar uma pesquisas de mercado com a Drª Iara

Etapas da Pesquisa de Mercado

1. Elaboração das premissas

  • Definição do problema
  • Definição dos objetivos
  • Definição do público a ser investigado 
  • Escolha e adaptação da melhor metodologia para os objetivos da pesquisa
  • Criação do(s) roteiro(s) de entrevista(s)

2. Realização do campo

  • Seleção dos entrevistadores auxiliares, se necessário 
  • Realização das pesquisas quantitativas, qualitativas ou ambos, dependendo da metodologia selecionada
  • Registro dos dados coletados

3. Análise dos resultados

  • Após o fim da etapa de entrevistas, todos os dados são analisados e relacionados entre si para a identificação de padrões, pontos fora da curva e insights

4. Relatório

  • Elaboração do relatório trazendo os principais dados e as estratégias sugeridas a partir deles
  • Apresentação e orientação do time para aplicação dos aprendizados

O que os nossos clientes pensam

Tenho o privilégio de conviver com a Iara Silva há mais de duas décadas, como aluno e colega. No curso de Design, sua atuação como consultora em pesquisa e estratégia foi decisiva para o aprofundamento metodológico e a qualificação dos projetos. Iara alia conhecimento técnico sólido a uma escuta sensível e refinada, sempre orientando com precisão e generosidade. Sua capacidade de traduzir dados em insights estratégicos é admirável. É uma referência incontestável para todos que desejam unir pensamento crítico, inovação e prática transformadora.

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