Mapeamento da Jornada do Consumidor
Desvende a experiência do cliente, identificando os momentos cruciais para construir relacionamentos e fechar as vendas
O que é o Mapeamento da Jornada do Consumidor?
Um mapa estratégico, que mostra cada momento de interação e mudança que acontece com um cliente desde que surge a necessidade de um serviço/produto, até o momento em que ele encontra sua marca e resolve fechar a venda. A cada um desses momentos, os pensamentos, emoções e intenções mudam – e é preciso compreender todas essas etapas para oferecer a melhor experiência possível, sanar dúvidas e objeções e conquistar a venda em um mercado cada vez mais competitivo.
Quando o Mapeamento da Jornada do Consumidor é indicado:
Para empresas que desconhecem o comportamento do cliente em cada etapa da jornada, do primeiro contato até o pós-venda
Identificação de obstáculos ou problemas de usabilidade ocultos que podem estar impedindo a venda
Aumento da satisfação, impulsionamento da conversão e fortalecimento da marca
Para sanar a dificuldade de atrair e fidelizar clientes
Para empresas com baixos índices de vendas
Para empresas com bons índices de vendas, mas baixo percentual de lucro
Por que realizar uma pesquisas de mercado com a Drª Iara
- Porque você precisa entender o seu cliente se quiser crescer com consistência - e, para entendê-lo, é essencial contar com a assessoria de uma pessoa especializada em marketing e com compreensão aprofundada desta ferramenta. Através do Mapeamento, é possível mergulhar nas dores, expectativas e experiências dos clientes para identificar os pontos em que a marca conquista (ou perde) o seu público.
Etapas do Mapeamento da Jornada do Consumidor
1. Definição dos objetivos do projeto
- Definição da amplitude do projeto, através da seleção do serviço, produto ou setor que envolverá o mapeamento da jornada
- Coleta de informações disponíveis no sistema de vendas da empresa
2. Mapeamento da jornada
- Desenho da jornada do consumidor detalhada em pontos de contato, dentro das etapas: aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração e solução; decisão de compra; fidelização
- Identificação dos obstáculos e gatilhos de venda, sugerindo pontos de intervenção na jornada
3. Relatório e orientação
- Após o fim da etapa de entrevistas, todos os dados são analisados e relacionados entre si para a identificação de padrões, pontos fora da curva e insights
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