Um dos principais diferenciais da minha consultoria está na experiência como pesquisadora. São mais de 10 anos atuando com pesquisas de marketing aplicadas ao âmbito acadêmico.
Desde 2009 me dedico a estudar assuntos relacionados ao consumo, em especial em como as novas estruturas familiares podem impactar os mercados e gerar oportunidades de negócios. Dentro deste contexto um dos meus temas de estudo são os novos arranjos familiares.
Quais são os novos arranjos familiares
Os novos arranjos familiares são as famílias reconstituídas (casal e filhos de uniões anteriores), monoparentais (mulheres ou homens que assumem a criação dos filhos sozinhos), uniões consensuais (união estável), unipessoais (single), e os DINC (dupla renda, nenhuma criança, união heterossexual ou homossexual).
Por que há novas estruturas familiares hoje em dia?
Estas novas configurações são atribuídas em função do processo de urbanização, a escolarização, inserção da mulher no mercado de trabalho, a dissociação entre sexualidade e procriação (contraceptivos); a ruptura do mito do amor materno e ao fim da supremacia do pai e do marido.
Pesquisa com Casais DINC
A seguir compartilho algumas reflexões sobre os Casais DINC – dupla renda e sem filhos por opção, pesquisa realizada nas cidades de Porto Alegre e São Paulo.
Os DINC’s são um novo arranjo familiar, fruto dos valores da sociedade contemporânea, onde prevalece o individualismo e a busca pelo prazer. Eles têm elevado poder aquisitivo, concentram-se nas regiões sul e sudeste do Brasil; a maioria tem curso superior ou pós-graduação.
Diferentemente do que pensamos, embora optem por não ter filhos, os casais DINC gostam de crianças, convivem com sobrinhos e afilhados. As mulheres sentem-se confortáveis com esta decisão – para elas a maternidade é uma escolha e não um destino.
Perfil dos Casais sem filhos no Rio Grande do Sul
Os casais DINC gaúchos, têm casa própria, dão importância às carreiras, mas não são workaholics, trabalham em média 6 horas por dia. São professores, profissionais liberais e empreendedores. Para eles DINC é sinônimo de liberdade de escolha e de fazer o que desejam. Consomem cinema, teatro, galerias de arte, leem em média 8 livros por mês.
Perfil dos Casais sem filhos em São Paulo
Os DINC paulistas não dão importância a casa própria, alguns moram em hotel ou flats. Priorizam as carreiras, são workholics, consomem marcas de luxo – roupas, joias, perfumes e carros. Esses dados nos fazem lembrar um pressuposto da gestão de marketing e do sucesso nos negócios – conhecer o consumidor. Não pensar porque são DINC’s, gostam ou consomem as mesmas coisas; por que há diferenças, frutos da cultura do lugar onde vivem esses sujeitos. Afinal, somos produtos e produtores da cultura em que vivemos.
Comparação Casais DINC Gaúchos versus Paulistas
Em ambos os casos reforça-se que esse grupo prefere carreiras em que prevaleça a liberdade e a criatividade: empreendedores, professores universitários e profissionais liberais.
Como empresas podem fazer marketing para Casais DINCs
Entender o consumidor é essencial para direcionar as tomadas de decisões. Desta forma a pesquisa insere-se como elemento fundamental para empresas de todos os portes e segmentos.
Veja alguns exemplos de como empresas de diferentes segmentos podem direcionar suas estratégias para o público DINC:
Indústria da Construção Civil: como conceber imóveis adequados a esse perfil?
Bens de Consumo: processo de compra, ambiente de loja, a publicidade – desenvolvimento de apelos diferenciados aos casais sem filhos. Ominichannel pode ser um caminho?
Indústria da Moda: oferta de modelos adequados às mulheres “reais”.
Setor de Turismo e Viagens: oferta de pacotes/produtos voltados aos casais sem filhos.
Espaços de Cultura: livrarias, cafés, musica e galerias de arte.
Esses exemplos ilustram como o entendimento profundo do consumidor — como no caso dos casais DINC — pode gerar oportunidades reais de inovação em produtos, serviços e comunicação. É nesse contexto que a pesquisa de mercado se transforma em ferramenta estratégica para empresas que desejam construir relevância, diferenciação e conexão com seus públicos.
Se você busca uma abordagem mais profunda para compreender comportamentos de consumo e criar estratégias com base em dados reais, conte comigo nessa trajetória.

Dra. Iara Silva da Silva
Doutora em Comunicação e mestre em Administração de Negócios, é professora na ESPM/Sul e atua como pesquisadora e consultora nos campos do Marketing e da Comunicação.