Sobre Iara Silva
Sou doutora em Comunicação Social, especializada em Marketing e Marketing de Varejo pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing.
Comecei minha carreira em empresas de comunicação, entidades de classe, imobiliário e hotelaria e construção civil. Depois de alguns anos, me desenvolvi também na área da educação como professora de marketing, branding, comunicação, gestão do relacionamento com o cliente e relações públicas, em cursos de graduação e pós-graduação – tanto em formação executiva quanto através de cursos In Company.
Sempre tive um particular interesse em assuntos relacionados ao comportamento das pessoas em suas práticas de consumo. O que me move é investigar e descobrir os impulsionadores da tomada de decisão dos consumidores, estudar sobre o ambiente de negócios, o impacto do macroambiente sobre o processo de construção de marcas e sobre os desafios que envolvem a inovação e a manutenção da identidade das marcas.
O contato constante com esses temas é parte integrante do trabalho de consultoria, à medida que o consultor é o mediador, o facilitador, o especialista que analisa dados, identifica oportunidades de melhoria, sugere estratégias e propõe soluções personalizadas para a empresa atingir seus objetivos.
Foi a partir dessas décadas de pesquisa e experiências acumuladas que escolhi compartilhar com outras empresas a minha expertise na investigação e análise do mercado e do comportamento do consumidor, posicionamento e reposicionamento de marcas e todos os tipos de eventos corporativos.
Se você quer conhecer um pouco mais do meu trabalho, pode conferir os conteúdos que crio no meu blog e página no LinkedIn, todos relacionados às áreas em que atuo e estudo. Para conhecer mais a fundo os projetos que já realizei, continue lendo. Abaixo você encontra os mais marcantes da minha carreira. E aqui você tem acesso ao meu Currículo Lattes.
Trajetória Profissional
Com uma trajetória profissional ampla e multifacetada, construí um portfólio notável nos campos do marketing, comunicação e eventos. Aqui você encontra alguns dos maiores cases, ilustrando a visão estratégica e os projetos complexos que, através dos seus resultados, ajudaram a conquistar a confiança de algumas das empresas líderes de mercado no Brasil.
- Início da carreira como assistente de eventos, coordenadora e então gerente de relações públicas. Posteriormente, gerente de relações públicas e de comunicação/publicidade
- Criação da Escola de Vendas RBS – em parceria com a UFRGS
- Planejamento e execução de:
- 1ª Conferência de Alvin Toffler em Porto Alegre
- 1ª Conferência de Peter Drucker em Porto Alegre, em parceria com a ADBV/RS
- Conferência de Nicolas Negroponte – presidente do Mídia Lab – MIT
- Encontros com grandes empresas do jornalismo, com visitas de integrantes da Sociedade Interamericana de Imprensa aos veículos da RBS.
- Convenções Internas da RBS e Zero Hora
- Coordenadora da Agência Interna
- “Viva Melhor” – projeto na área da Saúde que recebeu o prêmio da Câmara Americana do Comércio
- Planejamento e execução de pesquisas de mercado para avaliar a programação local e o relacionamento com os anunciantes
- Coordenadora de eventos. Planejamento e execução de:
- “Donna da Capa”, em parceria com Iguatemi (shopping?). Desfile de moda e concurso de beleza para a eleição das gaúchas que seriam capa do Caderno Donna, do Zero Hora
- Simulão Zero Hora – projeto em parceria com Curso Unificado e Ulbra
- Gerente. Planejamento e realização das reuniões de almoço com empresários do setor de varejo e de serviços
- Coordenação da equipe de imprensa
- Gerente. Planejamento e realização das reuniões de almoço com empresários do setor de varejo e de serviços
- Coordenação da equipe de imprensa
- Gerente de marketing. Planejamento e execução de atividades como pesquisas de mercado, montagem de showrooms, gestão da agência de publicidade responsável pelas campanhas e da assessoria de imprensa
- Pré-lançamento do Jardim Europa, bairro junto ao Iguatemi e ao Bourbon – Porto Alegre
- Professora de marketing, branding, comunicação, gestão do relacionamento com o cliente e relações públicas em cursos de graduação e pós-graduação
- Treinamento In Company sobre “Gestão de relacionamento com o cliente e comunicação corporativa” para Unimed, Sicredi e Tramontina
- Casa Flor: Reposicionamento de marca da boutique de flores de Suzana Melzer Sirotsky
- Terra Ville: Pesquisa de mercado
- Débora Dvoskin: Planejamento e revisão de processos internos e vendas
- Agrofel: Pesquisa e análise de concorrência nas principais praças da empresa no Rio Grande do Sul
- ESPM/São Paulo: desenvolvimento de pesquisas de mercado para dar suporte a criação de novos cursos
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