Sobre Iara Silva

Sou doutora em Comunicação Social, especializada em Marketing e Marketing de Varejo pela ESPM e Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing.

Comecei minha carreira em empresas de comunicação, entidades de classe, imobiliário e hotelaria e construção civil. Depois de alguns anos, me desenvolvi também na área da educação como professora de marketing, branding, comunicação, gestão do relacionamento com o cliente e relações públicas, em cursos de graduação e pós-graduação – tanto em formação executiva quanto através de cursos In Company.

Sempre tive um particular interesse em assuntos relacionados ao comportamento das pessoas em suas práticas de consumo. O que me move é investigar e descobrir os impulsionadores da tomada de decisão dos consumidores, estudar sobre o ambiente de negócios, o impacto do macroambiente sobre o processo de construção de marcas e sobre os desafios que envolvem a inovação e a manutenção da identidade das marcas.

O contato constante com esses temas é parte integrante do trabalho de consultoria, à medida que o consultor é o mediador, o facilitador, o especialista que analisa dados, identifica oportunidades de melhoria, sugere estratégias e propõe soluções personalizadas para a empresa atingir seus objetivos.

Foi a partir dessas décadas de pesquisa e experiências acumuladas que escolhi compartilhar com outras empresas a minha expertise na investigação e análise do mercado e do comportamento do consumidor, posicionamento e reposicionamento de marcas e todos os tipos de eventos corporativos.

Se você quer conhecer um pouco mais do meu trabalho, pode conferir os conteúdos que crio no meu blog e página no LinkedIn, todos relacionados às áreas em que atuo e estudo. Para conhecer mais a fundo os projetos que já realizei, continue lendo. Abaixo você encontra os mais marcantes da minha carreira. E aqui você tem acesso ao meu Currículo Lattes.

Trajetória Profissional

Com uma trajetória profissional ampla e multifacetada, construí um portfólio notável nos campos do marketing, comunicação e eventos. Aqui você encontra alguns dos maiores cases, ilustrando a visão estratégica e os projetos complexos que, através dos seus resultados, ajudaram a conquistar a confiança de algumas das empresas líderes de mercado no Brasil.

  • Início da carreira como assistente de eventos, coordenadora e então gerente de relações públicas. Posteriormente, gerente de relações públicas e de comunicação/publicidade
  • Criação da Escola de Vendas RBS – em parceria com a UFRGS
  • Planejamento e execução de:
    • 1ª Conferência de Alvin Toffler em Porto Alegre
    • 1ª Conferência de Peter Drucker em Porto Alegre, em parceria com a ADBV/RS
    • Conferência de Nicolas Negroponte – presidente do Mídia Lab – MIT
    • Encontros com grandes empresas do jornalismo, com visitas de  integrantes da Sociedade Interamericana de Imprensa aos veículos da RBS. 
    • Convenções Internas da RBS e Zero Hora
  • Coordenadora da Agência Interna 
    • “Viva Melhor” – projeto na área da Saúde que recebeu o prêmio da Câmara Americana do Comércio
    • Planejamento e execução de pesquisas de mercado para avaliar a programação local e o relacionamento com os anunciantes
  • Coordenadora de eventos. Planejamento e execução de:
    • “Donna da Capa”, em parceria com Iguatemi (shopping?). Desfile de moda e concurso de beleza para a eleição das gaúchas que seriam capa do Caderno Donna, do Zero Hora
    • Simulão Zero Hora – projeto em parceria com Curso Unificado e Ulbra
  • Gerente. Planejamento e realização das reuniões de almoço com empresários do setor de varejo e de serviços
  • Coordenação da equipe de imprensa
  • Gerente. Planejamento e realização das reuniões de almoço com empresários do setor de varejo e de serviços
  • Coordenação da equipe de imprensa
  • Gerente de marketing. Planejamento e execução de atividades como pesquisas de mercado, montagem de showrooms, gestão da agência de publicidade responsável pelas campanhas e da assessoria de imprensa
  • Pré-lançamento do Jardim Europa, bairro junto ao Iguatemi e ao Bourbon – Porto Alegre
  • Professora de marketing, branding, comunicação, gestão do relacionamento com o cliente e relações públicas em cursos de graduação e pós-graduação
  • Treinamento In Company sobre “Gestão de relacionamento com o cliente e comunicação corporativa” para Unimed, Sicredi e Tramontina
  • Casa Flor: Reposicionamento de marca da boutique de flores de Suzana Melzer Sirotsky
  • Terra Ville: Pesquisa de mercado 
  • Débora Dvoskin: Planejamento e revisão de processos internos e vendas
  • Agrofel: Pesquisa e análise de concorrência nas principais praças da empresa no Rio Grande do Sul
  • ESPM/São Paulo: desenvolvimento de pesquisas de mercado para dar suporte a criação de novos cursos

Agende uma reunião

Preencha o formulário, e entrarei em contato para alinhar os próximos passos.

Rolar para cima